top of page

A PAC: um problema ou um desafio?

Atualizado: 1 de jun. de 2021

Torna-se cada vez mais óbvio que o Programa de Geografia A (que data de 2001) necessita de ser revisto e reinterpretado.


No caso da PAC (Política Agrícola Comum), a sua abordagem pode tornar-se penosa para professores e alunos, se não for feito um necessário reajustamento para a atualidade: historiar a PAC antes ou depois de 1986 (entrada de Portugal na CEE) torna-se um exercício demasiado "arqueológico" para quem tem de conhecer a época Contemporânea na terceira década do século XXI.


Assim, propõem-se duas estratégias numa só:


(1) listar ou criar uma tabela com as principais noções e implicações relativas à PAC, na justa medida do que tem vindo a ser explorado nos Exames Finais Nacionais dos últimos anos (em articulação com o Programa e as Aprendizagens Essenciais), sem esquecer o Perfil dos Alunos à Saída do Ensino Obrigatório;


(2) apresentar um (ou mais) estudo(s) de caso, através de uma empresa agrícola nacional, que se tenha vindo a adaptar às sucessivas exigências e alterações registadas nas diferentes PAC e mostrando que nem tudo é uma tragédia nacional neste setor de atividade.



Da pera rocha à uva de mesa, dos laticínios aos hortícolas, do azeite à vinha, entre outras áreas, abundam os casos de sucesso na agricultura nacional, incluindo exportações e distinções internacionais. E com a ajuda do "Dr. Google", vamos ter, por certo, boas surpresas.


Há muitas empresas que apresentam diversa informação acerca da sua história, instalações, métodos de produção, produtos, que poderão, sem grande trabalho, proporcionar uma saída de campo virtual, com toda a segurança, a partir da sala de aula ou de casa (se necessário, através de uma plataforma como o Zoom).


Tive oportunidade de apresentar com a minha turma do 11.º ano as marcas Quinta das Fontaínhas e O Francês - Louça de Prado, ambas localizadas na Vila de Prado, concelho de Vila Verde, como exemplos que se adaptaram à PAC e como nova oportunidade para as áreas rurais.



PowerPoint, vídeo e Socrative foram alguns dos recursos construídos e utilizados nestas aulas, que foram bem acolhidas pela turma.


Fica a sugestão! Venham lá esses comentários!


MIGUEL COELHO

 
 
 

Comments


bottom of page